top of page

BUENOS AIRES


Depois de São Paulo, Buenos Aires é considerada a maior área metropolitana da América do Sul, sendo também a capital e maior cidade da Argentina, país de los hermanos.

Me hospedei no Gran Hotel de la Paix( http://www.granhoteldelapaix.com.ar/) , localizado bem no centro da cidade, que torna o acesso facilitado a vários pontos turísticos.

 

Bairro muito tradicional por sua sofisticação no paladar: Puerto Madero. Jantei no Gourmet Porteño(http://www.gourmetporteno.com.ar/), um restaurante que possui uma enorme variação em seu cardápio.

Porém, indo ao bairro durante o dia perceberá que, além de centro gastronômico, é também financeiro. Seu movimento durante a semana é como a tradicional avenida Paulista, em SP: onde os engravatados estão sempre presentes.

 

No bairro La Recoleta está localizada a Floralis Generica, uma rosa de estrutura metálica, inaugurada em 2002, que fica na Plaza de las Naciones Unidas. Ela abre e fecha dependendo da luz solar.

E bem pertinho dela está a Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires(UBA), fundada em 1874. Ela é de grande prestígio aos argentinos.

 

Quer ver show de Tango com muito divertimento e um bom jantar enquanto aprecia o espetáculo? Señor Tango, localizado na rua Vieytes, número 1655(http://www.senortango.com.ar/por/salon.asp).

Até nossa querida Hebe já esteve por lá (tive que registrar!)

 

No bairro La Boca, preferencialmente visitado durante o dia (devido à segurança do local) é bastante turístico: muitas barraquinhas de souvenirs e artistas dançando o famoso tango nas calçadas das ruas.

La Bombonera é o estádio do Club Atlético Boca Juniors com capacidade para 49.000 pessoas.

 

Apesar da qualidade da foto, quero mostrar um dos produtos que mais chamam a atenção dos turistas quando vão a cidade portenha: couro! É chapéu, bolsa, jaqueta, cinto...e com preços bem salgados, diga-se de passagem!

Já tinha uma bolsa bonita e com preço melhor e... aqui estou toda feliz com ela (risos).

 

Vá caminhando sem pretensão na Avenida de Mayo e seja surpreendido pelo Gran Café Tortoni. Apesar de ser atrativo do "clichê turístico", é muito representativo e tradicional na cidade.

 

A Catedral Metropolitana de Buenos Aires é a principal igreja católica.

Localizada no centro da cidade na esquina das ruas San Martín e Rivadavia, no bairro de San Nicolás.

Casa Rosada: Sede da presidência da republica argentina, na Praça de Maio.

E por ser também uma área bastante turística, dá-lhe barracas de souvenirs.

 

Lembrando muito os edifícios europeus, lá está ele: Congresso de Buenos Aires. Sua arquitetura é incrível! Para chegar nele, há a estação de metrô ou, saindo da Casa Rosada, é só ir caminhando que ele fica entre as avenidas Rivadavia e Entre Rios.

Não resisti às bicicletas dos entregadores de pão que estavam passando pela praça do Congresso...

E também bati um papo com aqueles aposentados que filosofam quando têm uma companhia...

A praça estava reformando, por isso as grades e a brincadeira(a gente tem que se divertir de alguma maneira!)

 

Além do "Tchê", os argentinos também tomam seu chimarrão*, conhecido por eles por mate*.

*Bebida característica da cultura do sul da América do Sul legada pelas culturas indígenas caingangue, guarani, aimará e quíchua. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água a aproximadamente 80 Grau Celsius.

 

Recoleta

Bairro nobre onde está a famosa necrópole, pois nele está o túmulo de Eva Perón**. O cemitério é praticamente um museu a céu aberto.

Conhecida por Evita, foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.

Saindo dele, nada melhor que orar e agradecer a Deus pela vida. Na Catedral da Recoleta...

Londres?! Não, ainda em Recoleta!

Pra quem quer comer em um lugar bacana, ainda no bairro, está ai: Restaurante Punta Recoleta!

 

Apesar de Buenos Aires fazer "quase sempre" uma temperatura bem fresquinha, durante o dia estava calor e não pude deixar de ir à sorveteria Freddo e experimentar o sorvete de doce de leite.

Quem não consegue fugir dos fast foods quando viaja, uma ótima opção é ir no MC Donald's e provar a casquinha de doce de leite! Afinal, no Brasil ainda não temos no cardápio e o doce de leite argentino é DI-VI-NO.

Se esqueceu de levar na mala alguma peça que fez falta ou quer um bom perfume?! Recomendo a loja Falabella, onde ainda só tem no Chile, Peru, Colômbia e Argentina.

Hora de voltar para o hotel. No caminho, passo pela Avenida Nueve de Julio, que recebeu este nome em homenagem da Declaração da Independência da Argentina (9 de Julho de 1816). Foi considerada a mais larga do mundo e, nela, encontram-se outras importantes como a Corrientes, Rivadavia, General Paz, Diagonal Norte e Avenida de Maio; além de abrigar o Edifício Eva Perón, o Obelisco e o Teatro Colón.

Essa foto foi assim que cheguei em Buenos Aires. Ao fundo, Obelisco.

 

Desfrutando o ar livre

Isso é uma das coisas que há de melhor neste lugar: a área verde é bem cuidada e bem aproveitada!

 

O que mais me apaixonei por essa incrível cidade portenha é que a rivalidade Brasil x Argentina só existe mesmo na cabeça de quem quer que exista!

Enquanto isso, eu nem imaginava que daqui uns anos era lá que eu iria morar...

 

Data da viagem: Novembro/2010


bottom of page