top of page

LISBOA


Lisboa, com seus 506 892 habitantes, é a capital e a cidade mais populosa de Portugal. Apesar de falar o nosso querido idioma, os portugueses possuem, além do seu sotaque próprio, algumas gírias também:

  • Fixe - Legal

  • Giro/gira - Bonito/bonita

  • Pequeno almoço - Café da manhã

  • Piroco - Cantada

  • Sandes - Sanduíche

  • Comboio - Trem

  • Autocarro - Ônibus

  • Eléctrico - Bonde

  • Casa de banho - Banheiro

  • Autoclismo - Descarga de banheiro

  • Gajo - Garoto, cara

  • Puto/miúdo - Criança

  • Chupa-chupa - Pirulito

  • Rebuçado - Bala

  • Gelado - Sorvete

  • Guarda-redes - Goleiro

  • Telemóvel - Celular

  • Montra - Vitrine de loja

  • Bué - Muito

  • Do pioril - Ruim, péssimo, pessoa má

Mas é claro que você não precisa decorá-las antes de viajar. Podemos ter uma comunicação completamente compreensível. Então, bora nos aventurar nessa linda Lisboa!

 

Ponte 25 de Abril - Rio Tejo

Ponte suspensa rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada.

Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém

Localizado na freguesia de Belém, o mosteiro português da Ordem de São Jerónimo foi construído no século XVI e, no dia 07/07/2007, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Nele encontra-se os túmulos de Vasco da Gama e de Luís de Camões.

Como a fila é sempre bem grande, sugiro obter maiores informações em relação a venda de ingressos no site: http://www.mosteirojeronimos.pt/pt/index.php?s=white&pid=175)

Atravesse a Praça do Império, que fica bem a frente do Mosteiro...

...e prepare-se para tirar aquela foto de cartão postal no Padrão do Descobrimento.

E, obviamente, não deixe de experimentar o famoso Pastel de Belém na Confeitaria Nacional. E, por que não com essa vista mais significativa?!

Continue sua caminhada pelas margens do rio Tejo em direção a Torre de Belém.

Como andamos muito, nada como escolher o meio de transporte clássico de la: Tuk Tuk.

Achei o máximo pois ele era coberto(fazia um pouco de frio, então o vento era bem gelado), a motorista(por sinal, só vi mulheres dirigindo) ia nos explicando as histórias de todos os pontos turísticos pelo qual passávamos e cabem umas seis pessoas, podendo compartilhar não só a viagem mas também o valor(lê-se economia para o casal que está de lua de mel...rs)

Mas aquele gostinho de quero mais do Pastelzinho de Belém nos provocava. Não resistimos e fomos a outra Confeitaria Nacional e comemos mais um...

Nota-se como é difícil não querer experimentar TODOS!

Vale a pena entrar no site e ver a sua história, pois seu nome não é a toa, ela foi fundada em 1829, como observa-se na foto abaixo.

Só quando a Confeitaria tinha 38 anos, foi abolida a pena de morte em Portugal. E, quando ela tinha 40 anos, foi abolida a escravatura em Portugal.

Essas e mais curiosidades você encontrará aqui: http://www.confeitarianacional.com/pt/#index.html

 

A "Ginginha" da Calçada do Carmo abre as suas portas em Lisboa em meados dos anos 30 do século passado. Este estabelecimento coloca à disposição dos seus clientes produtos ao gosto dos lisboetas, durante mais de três décadas. Entre eles contam-se o licor de ginja, vinhos, vinhos generosos, tabaco e refrescos.

Licor com copinho de chocolate?! É comigo mesma!

 

Fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por uma guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e uma guitarra portuguesa. O fado foi elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO numa declaração aprovada no VI Comité Intergovernamental desta organização internacional, realizado em Bali, na Indonésia, entre 22 e 29 de Novembro de 2011.

(Fonte: Wikipédia)

 

Praça do Município - Fica na freguesia de Santa Maria Maior, a oeste da Praça do Comércio, na Rua do Arsenal, na Baixa Pombalina. Foi em tempos chamada Praça de São Julião.

 

Baixa de Lisboa(também chamada Baixa Pombalina ou Lisboa Pombalina)

Vista de várias perspectivas - Rua Augusta

 

Praça da Figueira com a estátua equestre* de D. João I, executada em bronze, foi erguida em 1971. O rei empunha o ceptro**, símbolo da autoridade, e o cavalo tem a cabeça baixa, em sinal de obediência.

*Relativo a cavalaria ou a cavaleiros; que representa alguém a cavalo.

**Cajado ou bastão que representa a soberania real.

 

Nos perdendo nas ruas e no charme de Lisboa, nos envolvendo com o caminho das linhas do trem e deixando elas nos conduzir...

Fazendo de cada cantinho um magnífico miradouro...

E assim continuamos, dando-nos conta da beleza de uma 'simples' árvore seca...

...dos azulejos pintados a mão...

...dos vasinho verticais, delicadamente bem cuidados...

...das cores pastéis mescladas com os azulejos nas paredes das casas...

...das roupas no varal, grafites das paredes...

...e dos arcos incontáveis!

 

Sé de Lisboa(ou Igreja de Santa Maria Maior)

 

Castelo de São Jorge

Site: http://castelodesaojorge.pt/pt/

Perto da entrada, há artistas tocando diversos instrumentos e muitas lojinhas de souvenirs locais.

 

Uma ótima opção para curtir o clima pitoresco de Lisboa é ir ao sofisticado bar e restaurante Portas do Sol (http://www.portasdosol.biz/) e curtir, além de um delicioso drink, uma vista incrível do bairro Alfama e do rio Tejo.

O.B.S.:As duas primeiras fotos(abaixo) foram retiradas no site do estabelecimento, sitado acima.

 

Museu Militar - O maior museu militar de Portugal. Localiza-se no Largo dos Caminhos de Ferro, perto da Estação de Santa Apolónia. Como estávamos de navio, ele foi nossa última parada, pois fica bem próximo ao porto.

 

Lisboa é uma das cidades mais românticas do mundo para serem visitadas. Ela abraça o passado com belíssimas arquiteturas em suas praças, parques, edifícios e monumentos no geral. Venha, AME Lisboa e DÊ MAIS COLORIDO à sua vida!

 

E assim nos despedimos de você...

"Para viajar, basta existir."

Fernando Pessoa, poeta, escritor, publicitário, astrólogo, crítico literário, inventor, empresário, tradutor, correspondente comercial, filósofo e comentarista político português.

 

Data da viagem: 02/04/2017


bottom of page