top of page

MESSINA


Messina é uma comuna* italiana da região da Sicília, província de Messina, com 252.000 habitantes.

*Significa uma comunidade local, urbana ou rural, com relativa autonomia administrativa, um município. Do francês, “commune”.

Como chegamos de navio, o porto fica bem próximo ao centro da cidade, o que facilita a locomoção. Fizemos todo o percurso a pé, de acordo com as recomendações turísticas de Messina. Para isso, utilizamos o mapa adquirido no porto. Sendo assim, as fotos a seguir estão toda na ordem da caminhada.

O primeiro ponto histórico que nos deparamos foi a Igreja Santissima Annunziata dei Catalani.

Piazza del Duomo

Fontana di Orione foi esculpida por Giovan Angelo Montorsoli, um dos discípulos de Michelangelo, na segunda metade do século XVI. A fonte possui uma estrutura piramidal: no topo, o grande Orion considerado um dos lendários fundadores de Messina, com seu cachorro Sirius, imponente sobre três grandes rios: Nilo, Tibre e Ebro.

Nesta mesma praça está localizado o maior relógio mecânico astronômico do mundo, inaugurado em 1933. Através de suas imagens, notamos a sua complexidade.

Na foto abaixo, o anjo aponta a sua flecha para nos mostrar o dia que estamos.

Todos os dias, perto do meio dia, a praça começa a ficar mais cheia devido ao "espetáculo" que vai começar. As estátuas de bronze começam a se mover para contar uma parte da história da cidade. É impossível nos atentar a tudo, mas o que mais nos chamou a atenção foram as estátuas representando as cinco fases da vida: infância, juventude, maturidade, melhor idade e a morte, através de uma criança, um jovem, um guerreiro, um idoso e uma caveira segurando uma foice, respectivamente.

Bem no topo da torre, está o "rei das selvas" e de Messina, com seus quatro metros de altura, que é o símbolo da força na cidade.

Fazendo também parte desse cenário, as construções históricas, árvores secas contrapondo com as plantas bem verdinhas nas sacadas ajudam a eternizar cada momento nesta cidade.

Statua dell'Immacolata

Palazzo della Provincia

Galleria Vittorio Emanuele III - Construção restaurada no estilo neo-clássico, depois do terremoto de 1908. Dentro você pode admirar a pintura feita por Renato Gutuso, um pintor siciliano muito famoso, que registrou a lenda de Colapesce, um mitológico pescador, herói de Messina.

Nos camuflando na Fontana Falconieri

Essa escada é o caminho para o Santuário della Madonna di Montalto

E a vista vale cada degrau...

De lá, podemos observar nosso próximo passeio, o Sacrario de Cristo Re.

Sacrario de Cristo Re.

Que também tem uma vista incrível!

Já que estamos falando de vista, há muitos restaurantes/bares/cafés com um ambiente bastante acolhedor e uma paisagem natural divina!

 

O que também nos surpreendeu, além da beleza dessa cidade histórica, foram diversas maneiras de estacionar um carro...

 

Antes de partir, nada melhor que apreciar um pouquinho da culinária italiana.

 

Data da viagem: 04/abril/2017


bottom of page