top of page

ASUNCIÓN


Pra quem acha que o Paraguai só tem "muamba", estamos aqui para provar o contrário.

Geralmente, a maioria dos brasileiros têm essa impressão pois quando vão ao país apenas conhecem a Ciudad del Este, cidade com atrativos preços para alguns produtos como eletrônicos, vestimentas e bebidas. Entretanto, ela fica a 327 quilômetros de Asunción, capital, e uma não tem nada a ver com a outra!

Este país é oficialmente chamado de República do Paraguai e localiza-se no centro da América do Sul. Possui uma área de 406 752 quilômetros quadrados(um pouco maior que o nosso estado Mato Grosso do Sul).

Em contraste com a maioria das nações latino-americanas, a língua nativa do país é o guarani, também nome de sua moeda. Além de ser reconhecido como língua oficial, junto com o espanhol, ambos os idiomas são ensinados nas escolas e, assim, falados por toda a população.

 

Hostel El Viajero

Endereço: Alberdi 734, Asunción 1220, Paraguai

Telefone: +595 21 444 563

O hostel é bem localizado, arborizado e próximo a Iglesia de La Encarnación, destacada ao fundo na foto.

Ficamos em uma suíte bem em frente à piscina, porém, não escutamos nenhum barulho que poderia nos impedir de ter uma noite sossegada.

Como já falamos da igreja, nada como mostrá-la de outros ângulos.

 

Desayuno, almuerzo y cena: todo recerca del Hostal

(café da manhã, almoço e jantar: tudo muito perto do Hostel, em português)

La Vienesa - http://www.lavienesa.com.py/

Desde 1995, é uma confeitaria, padaria e restaurante de alto nível. Fomos para tomar café da manhã no local duas vezes e ambas foram aprovadas!

T.G.I. Friday's - https://www.tgifridays.com

Uma boa opção para almoçar é nesta rede americana famosa por suas costelinhas, drinques e hambúrgueres, com preços e cardápio bem parecidos com Applebee’s e Outback.

Enquanto estávamos dentro do restaurante registramos uma cena muito corriqueira lá: um homem vendendo pães e/ou chipas* em uma cesta de palha que estava sobre sua cabeça.

*Tradicionais bolinhos paraguaios de milho

Bolsi - http://www.bolsi.com.py/

Foi fundado em fevereiro de 1960 e declarado Patrimônio Histórico da cidade. Possui um cardápio bastante extenso e fica aberto 24 horas por dia. Também fomos nele duas vezes, para tomar café da manhã(na área interna) e, outro dia, para lanchar(no deck):

Que tal um café da manhã típico paraguaio?

Empanada frita de carne, suco verde, mbeju e pãezinhos caseiros para acompanhar.

Ou um tradicional lanche de x-salada acompanhado de fritas e um delicioso suco de laranja com pera.

 

Iniciamos, então, a caminhada pelo Centro Histórico.

Colégio Maria Auxiliadora (http://www.cmasalesianas.edu.py/)

Apesar de não possuir as fiações subterrâneas, é inegável a beleza da cidade.

Também bem próximo ao nosso hostel, está o El Palacio de López(ou Palacio de Gobierno ou Palacio Presidencial.)

Ele está localizado às margens da Baía de Assunção, de onde se tem uma belíssima vista do rio Paraguai. Recentemente, foi construída a Avenida Costanera, na qual se pode observar o Palácio desde outro ponto de vista.

Algo que nos chamou bastante a atenção: registramos essas "casinhas" que servem para os cachorros de rua tomar água e comer ração.

Biblioteca y Archivo Central del Congreso de la Nación - http://www.bacn.gov.py/

No dia em que fomos, estava acontecendo a 2º Bienal Internacional de Asunción, com obras em exposição da artística plástica e docente de artes María Gloria Echauri. Ela nasceu em Coronel Oviedo e, atualmente, mora em Assunção. Sua proposta plástica destaca aspectos da temática indígena e explora a impressão digital e a fotografia. Faz parte de Gente de Arte, Associação de Artistas Visuais do Paraguai e de Ojo Selvaje, Associação de Fotógrafos Paraguaios.

"Detuve la mirada en su aspecto exterior escultórico con forma de botella, en su tronco cubierto de estrías con fuertes espinas creadas por la naturaleza como protección y en su copa de ramaje abierto. En el intento de descifrar sus particularidades, me introduje y exploré su núcleo, dejándome atrapar por sus entrañas", afirma.

Abaixo está a Samu'u, árvore sagrada na cultura guarani.

Título da Obra: Entrañas

Ano de Produção: 2017

Para fazermos uma comparação, retiramos essa imagem do Google:

Palácio de Justicia

Na Plaza de la Demoracia encontramos:

O Hotel Guaraní - Edifício emblemático que aberto em 1961. Possui treze andares e ocupa uma quadra inteira no centro da cidade. Estava entre os dez melhores hotéis da América do Sul, hospedando grandes personalidades da música, estrelas de cinema, políticos e chefes de Estado. Teve de ser fechado em 1996, afetado pelas crises econômicas, mas voltou a abrir, renovado, em 2008.

O Banco Nacional del Fomento

O monumento Pantheón de los Heroes foi erguido em homenagem aos heróis da guerra do Paraguai.

O país já foi potência regional, sendo destruído na Guerra da Tríplice Aliança, quando Brasil, Argentina e Uruguai praticamente riscaram o país do mapa entre 1864 e 1870.

E seguimos em direção a outra praça, a Plaza Uguguaya. Pelo caminho, fomos eternizando os momentos...

Chegamos!

 

Shoppings Villa Morra (a direita, na foto) e Mariscal (a esquerda)

Há estabelecimentos que o turista estrangeiro (apresentando seu passaporte) possui 10% de desconto. Mas como a maioria das lojas estavam em ofertas, o desconto não era acumulativo.

E bem a frente está o Burguer King.

Sempre que viajamos, provamos as comidas típicas do local. Porém algumas - poucas - vezes vamos aos fast foods que, o próprio nome já diz, a comida fica pronta de maneira bem rápida e, pra quem está com muita fome, isso não tem preço!

O.B.S.: Isso sim é barato no Paraguai. Os combos são quase metade dos preços no Brasil.

Ambos os shoppings são bem próximos a Plaza Infante Rivarola

Shopping del Sol(http://www.shoppingdelsol.com.py/) e Paseo la Galería(http://paseolagaleria.com.py/)

Ambos com lojas de grifes e restaurantes bem conceituados.

Essa noite estava tão incrível que não poderíamos deixar de ir apreciar a vista da cidade no Hotel Dazzler.

O lado bom é que você não precisa, necessariamente, estar hospedado nele para ir ao terraço se deliciar com a vista, a brisa, os drinques e as comidas.

Na foto: Cerveja Peroni e Aperol Spritz(Ah, Itália...)

Voltamos no dia seguinte para curtir mais o Paseo la Galería e também para caminhar um pouco pela região.

Aproveitamos que estávamos lá e fomos no Lo de Osvaldo(http://www.lodeosvaldo.com.py/): Gastronomia de primeiro nível com uma mescla de clubes de futebol.

O cardápio era sensacional:

E também no Johnny B. Good, que fica na Avenida Aviadores del Chaco & Vasconcellos.

Na volta "para casa"(lê-se quarto no hostel), enquanto íamos até o ponto de ônibus, encontramos uma estação de recarga de carros elétricos.

 

Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi - Está localizado em Luque, uma cidade suburbana da capital do país, Assunção.

P.S.: Quando chegamos, tomamos um táxi para irmos até o hostel, que localiza-se na região central da cidade. Ficou +/- R$70,00.

Na volta, pegamos dois ônibus para irmos até o aeroporto. Foi super tranquilo(até porque saímos com antecedência) e, obviamente, muito mais em conta.

 

Data da viagem: 07 a 10 de setembro/2017.


bottom of page