top of page

CURITIBA - PARANÁ

Fundada em 1693 como Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, essa lindíssima cidade passou a ser chamada de Curitiba apenas em 1842, após 149 anos. Em 1853 foi escolhida e estabelecida como a capital do Paraná pelo baiano Zacarias de Góes e Vasconcellos.

Hoje em dia muitos imigrantes europeus e asiáticos vivem nela, mas eles só começaram a chegar no século 19. Os seus primeiros habitantes foram os índios, portugueses, negros e seus descendentes.


Desta vez, estávamos apenas de "passagem" por lá, entretanto deu para aproveitar a estadia de uma maneira deliciosa.

Pousamos uma noite no hotel Novo Vernon, com uma ótima localização central, na Av. Presidente Affonso Camargo, 455, do lado do Mercado Municipal, da Rodoviária e pertinho do Jardim Botânico (2,6 km) e do Museu Oscar Niemeyer (3,7 km).


Após tomarmos nosso café da manhã, fomos conhecer o Jardim Botânico Francisca Richbieter.


A estufa de três abóbadas (construção curvada, em arco) é toda em estrutura metálica, em estilo art-noveau (arte nova, em francês) e foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres no século 19. Ela abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil.

Tire umas horinhas da manhã para passear nesse belo jardim geométrico cuja entrada é gratuita! Ele funciona de segunda-feira a domingo. Durante o verão, seu horário vai das 6h às 20h. Já no inverno, das 6h às 19h30.

Saindo do parque, registramos esse grafite que era impossível não ser notado. Não posso deixar de usar as palavras de Vinícios de Morais para dizer "Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido."

 

Museu Oscar Niemeyer (site http://www.museuoscarniemeyer.org.br/home)

Pra quem é fã da arte moderna e contemporânea, visite esse complexo de dois prédios que está instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados, um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte.

 

Inaugurado em 1980, logo após uma visita do papa João Paulo II a Curitiba, o Bosque do Papa João Paulo II abriga uma reserva com mais de trezentas araucárias na área central da capital paranaense. Ele está em uma área de 48 mil m² onde existia uma antiga fábrica de velas.

Sua entrada é gratuita e localiza-se ao lado do Museu Oscar Niemeyer, entre as ruas Mateus Leme e Wellington de Oliveira Viana, no centro cívico.

 

Depois dessa corrida e agradável manhã, nosso destino final foi um casamento em Bombinhas, litoral de Santa Catarina.

 

Data da viagem: 06 e 07/outubro/2018.

bottom of page