PARANAPIACABA - SÃO PAULO
- Luciana e Maurício
- 9 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Ainda desconhecida por muitos paulistanos, essa histórica vila inglesa fica bem perto de São Paulo, mais ou menos uma hora (Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André); e devido à proximidade, decidimos sair na manhã de um sábado para conhecê-la.
No passado ela foi moradia de engenheiros e trabalhadores que enfrentaram o desafio de vencer às quase intransponíveis escarpas*da Serra do Mar para instalar o sistema de transporte capaz de levar ao Porto de Santos o café produzido no interior de São Paulo.
*uma forma de relevo que envolve uma elevação aguda, caracterizada pela formação de um penhasco ou uma encosta íngreme.
Inicialmente, seu nome era "Estação Alto da Serra" e logo depois, em 15 de julho de 1945, tornou-se Paranapiacaba, que significa 'lugar de onde se vê o mar'. Já no ano de 2002, o Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - transformou-a em patrimônio histórico nacional.
Logo que chegamos, avistamos essa placa de entrada proibida e já percebemos que daria uma bela foto. Caso queiram descumprir o aviso, não pode (e nem dá), pois há um guarda no local - como comprova-se nas duas próximas fotos.



Continuamos nesta estrada de terra para chegar no "miolo" da vila.

Apesar da estrada ser um pouco precária, fizemos o trajeto em menos de dez minutos.



Viradouro: Como o próprio nome já diz, ele é utilizado para reverter o sentido das locomotivas.



Padaria do Mendes: Apesar do nome, o estabelecimento também foi usado como empório. Esta propriedade consiste em duas edificações: a principal, de madeira, foi usada para as atividades comerciais. O prédio em anexo, em alvenaria de tijolos, provavelmente abrigou o forno, onde os pães eram assados.
(deu até vontade de um pãozinho!)



Começamos as fotos do meio da vila, pois as iniciamos quando estacionamos nosso carro. As fotos a seguir são do "museu a céu aberto" que seria a primeira imagem que você terá quando chegar no local.
Tivemos muita sorte em relação à neblina pois, apesar dela dar um charme para a sessão fotográfica, ela invade de uma forma repentina que dificulta muito a visão e o aproveitamento do passeio.




Nessa foto abaixo, estou em cima de um locobreque - do nome inglês original loco-brake - que tinha a função de frear a composição na descida da serra, que simultaneamente puxava outra que subia. Ou seja, quando o trem subia a Serra do Mar, o locobreque empurrava os vagões, que ficavam na frente da máquina. Quando descia, ele segurava os vagões, que ficavam atrás da máquina.

Fomos em busca de um lugar para almoçar.

Sociedade Recreativa Lyra da Serra: Fundada em 1903 para promover atividades culturais.


Café Infinito Olhar: Localizado na Avenida Fox, 435.
Não provamos nada por lá, porque como já estava perto do horário do almoço, queríamos alguma comida 'de verdade'. Entretanto, assim que nos aproximamos, fomos convidados para entrar e conhecê-lo.




Quando saímos, já notamos a neblina tomando conta da paisagem.

Entramos no restaurante "Estação do sabor" - avenida Antonio Olyntho, 485 - para almoçar e bater um bom papo. Sua comida é caseira em estilo self-service. No finalzinho da refeição, antes mesmo de acabar o nosso suco de cambuci, fruta super típica por lá, a neblina invadiu aos poucos a janela e deixou tudo ainda mais charmoso.
Na saída, o Maurício registrou essas gotas de orvalho embelezando ainda mais a flor.


Bem em frente onde comemos, está o Clube União Lira Serrano.



Interior do antigo Mercado - Após muitos anos fechado foi restaurado pela prefeitura de Santo André e tornou-se um centro multicultural. Neste dia estava tendo o Festival do Cambuci.



Quando estávamos indo embora, avistamos o Bar da Zilda, que também é opção para uma refeição. Ele fica na rua Direita, 420.

E não esqueça que para curtir essa bucólica vila, desacelere para saber viajar no tempo!

DORAMUNDO
De João Batista de Andrade, é um filme de ficção feito em Paranapiacaba, em 1978. Ele conta a vida dos ferroviários. Está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=u-_fUgn7mlE
Data da viagem: 06 de abril/2019
Comments