top of page

GRAMADO E CANELA - RIO GRANDE DO SUL

Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, estando a uma altitude de 830 metros. No ano de 2017, sua população era de, aproximadamente, 35 mil habitantes.

Propositalmente escolhemos visitar essa cidade bem na passagem de estação, do outono para o inverno (iniciado dia 21/06, no Brasil).

Ficamos no hotel Alameda Paradiso. Abaixo retiramos duas fotos do Google - uma da sua fachada e outra do quarto -, que da pra ter uma boa noção do quanto ele é charmoso, além de possuir uma boa localização (Avenida Borges de Medeiros, 4877, Centro).


Estacionar no "centrão" da cidade é um pouco difícil. No próprio hotel nos aconselharam a pegar um Uber, que não ficou nem R$10,00. Lá está a Rua Coberta (formalmente chamada de rua Madre Verônica). Nela encontrará inúmeras alternativas gastronômicas, lojas de artigos de couro, esportivo e malha, livrarias e confecções.

O cheirinho de comida nos deu ainda mais fome e sentamos em um restaurante para comer. Escolhi um suco de uva integral e o Maurício a cerveja Rasen, ambas bebidas típicas da região. E, para comer, um creme de batatas com bacon acompanhado de torradinhas e uma porção de porco crocante ao molho de mel defumado e arroz. Nos deliciamos escutando Djavan. Tem algo mais romântico?!


Bem próximo está a Igreja Matriz São Pedro (ela consegue ficar ainda mais linda a noite!) e a Fonte do Amor Eterno, onde os casais colocam cadeados e corações com nomes gravados (caso queira, poderá comprá-los no próprio local).


E já que jantamos super bem, fechar a noite com chave de ouro é comer uma bela sobremesa de chocolate. Experimentamos as marcas Lugano e Prawer.


Há também o Florybal. Este não provamos, mas é bastante conhecido.


Para queimar as calorias adquiridas, uma agradável caminhada pela avenida não é nenhum esforço. Aproveitamos para tirar aquela foto clichê em um dos termômetros de Gramado.

 

Mini Mundo (Site: http://www.minimundo.com.br/)

A atração foi construída pela família Hoppner que, na década de 50, veio da Alemanha ao Brasil para aqui sobrevier de lucro de um hotel. Dentro da propriedade, Otto construiu uma pequena casa de boneca para a neta e uma mini ferrovia para o neto. Ao longo os anos, ao lado de uma casinha de boneca começou a ganhar vida e o mini mundo tornou-se uma das principais atrações de Gramado.


OBS: O solzinho sorridente com um abraço bem apertado, da foto abaixo, é conhecido por Kikito, o Deus do bom humor. Antes de se tornar um prêmio (troféu do Festival de Cinema de Gramado), já era símbolo da cidade.


Bem próximo ao Mini Mundo está o Lago Negro, que em 1942, foi devastado por um incêndio, mas em 1953 o espaço foi revitalizado por Leopoldo Rosenfeldt, na época, responsável pela administração do lago. Hoje fica aberto 24 h todos os dias e oferece passeio de pedalinho, bar, restaurante e lojas de conveniências.


Voltando para a região central, está a rua Emilio Sorgetz, mais conhecida como Rua Torta. Ela lembra uma das mais famosas ruas da Califórnia, a Lombard Street.


E ainda no centro tem uma galeria de cenários para tirar fotos divertidas.

 

Dreamland Museu de Cera (Site: https://dreamland.com.br/)

Fundado em 2009, o museu conta com muitas réplicas vindas de Hollywood Wax Museum de Los Angeles, EUA. Por isso a existência de artistas do cinema americano como Will Smith, Robin Williams, Johnny Depp, Angeline Jolie, Brad Pitt, entre outros. Endereço: Avenida das Hortênsias, 5507.


Manhê, essa do Mel Gibson é pra você!

E ao lado tem o Harley Motor Show, que é um bar/museu onde a decoração, moderna e bem colorida, tem como foco motocicletas Harley-Davidson. Aproveitamos e almoçamos por lá. Valeu bastante a pena!


Hollywood Dream Cars (Site: https://hollywooddreamcars.com.br/)

Museu com 23 modelos de carros antigos e SUPER conservados, da década de 20 a 60, são apreciados ao som do legendário Elvis Presey. Ele fica na avenida das Hortênsias, 4151.

Meu pai iria AMAR. Impossível não lembrar deles em cada viagem ❤

 

Bem em frente ao Snowland (Site: https://www.snowland.com.br/), parque temático de inverno, está a Vinícola Ravanello (Site: https://www.vinicolaravanello.com.br/), onde uma pequena empresa familiar oferece aos turistas uma visita guiada pela propriedade e pela produção, incluindo degustação de três diferentes vinhos deliciosos. Ambos lugares ficam a 6,5 km do centrinho de Gramado, às margens da Rodovia RS - 235.


Antes de iniciar o tour, pedimos uma tábua de queijos, geleia, castanhas e um espumante. Hummmmm!


É claro que não poderia faltar uma foto com o Sr. Ravanello.

 

A cidade de Canela faz divisa com as cidades de Gramado, São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Três Coroas. Ela possui 40 mil habitantes e está a menos de 15 minutos de Gramado.


O principal cartão postal da cidade, toda em estilo gótico, construída em 1950, é a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida por Catedral de Pedra.

Mundo a Vapor (Site: https://www.mundoavapor.com.br/)

Parque com máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura. Achamos que não valeria a pena entrar, por isso tiramos uma foto da incrível fachada. Fica na avenida Don Luiz Guanella, 1247 - Carniel.


Parque Mundo Gelado do capitão Jack (Site: http://icebarmundogelado.com.br/)

O maior e mais gelado Bar de Gelo da América Latina oferece uma temperatura que pode chegar até -25º com mais de 30 toneladas de gelo distribuídas entre cadeiras, copos, poltronas, balcões, sofás e até uma cama. No final do passeio, há uma lojinha de souvenirs e um café. Depois, a caminho da saída, há um acervo de 500 peças originais do século passado com réplicas em miniaturas de navios, aviões blindados da 2ª Guerra Mundial.

Ele fica na Rodovia RS-466, 3915, Estrada Velha do Caracol.

 

Data da viagem: 20 a 23/junho/2019.

bottom of page