top of page

HOUSTON - TEXAS


A quinta cidade que conhecemos dos EUA foi Houston, a mais populosa do estado do Texas. Apesar de sua imensidão, nosso passeio número 1 por lá era conhecer a NASA, agência espacial norte-americana. Para isso, separamos um dia todo para curtir e percebemos que não existe limite para a capacidade humana!

Site: https://spacecenter.org/

HOUSTON, WE HAVE A PROBLEM

Essa famosa frase foi dita durante a viagem da Apollo 13 à Lua, em 11 de abril de 1970, pelo astronauta Swigert comunicando o Centro de Controle de Missões da NASA a explosão que danificava sua espaçonave.

E o mais curioso, de acordo com a Revista Super Interessante - da Editora Abril -, é que a sentença original era “Houston, we've had a problem here” (Houston, nós tivemos um problema aqui).Entretanto, os produtores do filme acharam que essa expressão dava a entender que a falha já havia sido resolvida. Eles, então, modificaram a frase para a qual todos nós já conhecemos, para que ela tivesse mais impacto e pudesse ser usada em outras ocasiões.

Quer tocar a Lua sem enfrentar os efeitos da gravidade zero? Essa rocha de grão fino e cor escura foi trazida dela em dezembro de 1972, na missão Apolo 17.

Marcos Pontes, primeiro brasileiro e quinto latino-americano a ir ao espaço, brinca que beber muita água é ainda o mais importante no espaço. A urina passa por processos de purificação para os astronautas a beberem, então assim, você se assegurará que a água que está bebendo veio mesmo de você.

A comida é desidratada para ser armazenada e colocada em saquinho à vácuo, na forma de pó ou pasta. Devido à microgravidade, dá-se preferência a alimentos mais grudentos, como mingau de aveia, ovos mexidos e pudins. Itens como pães são deixados de lado por formarem migalhas, que provavelmente ficarão flutuando pela cabine. O sal, por exemplo, precisa ser dissolvido em água e a pimenta em óleo antes de serem usados na comida.

Marcos Pontes disse que come-se também muitas tortinhas e quando elas são passadas de um astronauta para outro são assemelhadas aos discos voadores, já que elas ficam flutuando no espaço.

O ambiente de microgravidade afeta a forma como o astronauta percebe o gosto e o cheiro. Assim, para estimular as papilas gustativas, é comum que os alimentos consumidos no espaço sejam bastantes apimentados e carregados de tempero.

E para beber o suco de laranja, que é rico em vitamina C. O interessante que é, no espaço, consegue fazer com ele uma bolinha e tomá-lo com canudinho.

A higiene é feita apenas com toalhas umedecidas. Então banho como estamos acostumados, jamais!

É necessário também a prática de exercícios físicos para os músculos não atrofiarem. Por isso, a bicicleta na foto!

Já para dormir, as pernas e os braços devem estar bem presos para evitar qualquer possível acidente.

No Museu da NASA tem um trenzinho que leva para conhecer as outras instalações onde tem, além de um foguete, pessoas na NASA trabalhando.

 

De lá, fomos para o centro de Houston. Conhecemos um rooftop bem legal mas, como o sol estava bem intenso, preferimos ir para um barzinho fechado com música ao vivo, chamado House of Blues (https://www.houseofblues.com/houston)

 

Data da viagem: 23 e 24/julho/2019.


bottom of page