MONTE VERDE - MINAS GERAIS

Assim como Campos do Jordão é conhecido como a “Suíça paulista”, Monte Verde é a “Suíça mineira” e, coincidentemente, estávamos justamente em Campos há cinco anos! Mas tem uma diferença entre elas, Monte Verde não é uma cidade, como a maioria dos turistas pensam, é um distrito sulmineiro ligado ao município de Camanducaia, um dos mais frios do país.

Procuramos uma pousada que aceitava pet e a Vila da Vila atendeu nossa necessidade por um preço justo. Tinham muitas bem maiores e até mais luxuosas mas ficavam distantes do centro turístico, em contraposição, ela está a 1,5 quilômetros. Além da boa localização, possui um café da manhã com sucos e bolos caseiros. Sem falar do famoso pão de queijo mineiro, né?!

Site: https://www.villadavila.com.br/

Assim que chegamos, fizemos o check-in no hotel e procuramos algum lugar pra jantar. Não tinham muitos restaurantes abertos, como era de se imaginar pois Monte Verde não passa dos 5 mil habitantes e, devido à pandemia, seu número de visitantes estava reduzido. Já no portal fazem uma checagem de sua reserva no hotel com seus dados pessoais pois quem não tiver reserva ou não for residente não pode entrar.

Achamos o Restaurante e lanchonete Capricho. Ele é simples mas seu atendimento e sua comida foram nota 10!

Tínhamos também a opção de irmos à pizzaria, que era bem próxima da nossa pousada. Ela, por sinal, foi bem recomendada. Passamos na frente da Casa da Pizza e vimos várias premiações do TripAdvisor, mas sabe quanto você quer (e precisa) comer comida de verdade?!

No dia seguinte acordamos ansiosos para conhecer a Avenida Monte Verde, a avenida principal e onde concentram-se os comércios, restaurantes e chocolaterias em geral. Percebemos que muitos motoqueiros estacionam suas motos e passam o dia lá, fazendo o famoso "bate e volta" pois como está a 165 quilômetros de São Paulo, é uma excelente opção pra quem quer curtir uma brisa fresca e fugir do agito da capital.

Bem no seu comecinho está o Ice Bar. Nele cada turista pode permanecer até 40 minutos em uma temperatura de aproximadamente -15º C. Caso você não tenha levado casaco ou luva não se preocupe, o local fornecerá e seu valor já está embutido no ingresso. Como já fomos em Amsterdam e em Gramado, não nos apeteceu entrar, ainda mais que lemos que é bem pequeno.

Site: https://icebarmonteverde.com.br/

Achamos que o "centrinho" lembra um pouco as cidades de Campos do Jordão com Águas de São Pedro, pequenininha, acolhedora e charmosa.

Essa foto nos traz muita paz, assim como muitas outras dessa viagem inesquecível onde a Nutella foi a protagonista. Como ela AMA o cheirinho das flores, nos puxou no meio dessas lavandas e escolheu ficar por lá tomando um banho de sol. Todo dia tem algo novo e belo ao nosso redor e nossa Nutella nos mostra isso numa sutileza e delicadeza incrível. 💜

Escolhemos iniciar os trabalhos, como diz o Maurício, na Confraria Paulistânia.

Vejam esse cardápio pet (exatamente isso que você leu!). Nutella se esbaldou na jardineirinha de frango que a própria garçonete a serviu.

Tomamos apenas um drink e logo saímos para ver mais um pouquinho do charme de Monte Verde.

A fome bateu e paramos pra almoçar.

E pra fechar a tarde com chave de ouro, uma sobremesa porque ninguém é de ferro! A Gressoney é uma fábrica de chocolates bem conhecida que fica na ponta da Avenida Monte Verde, no número 636.

Voltamos pra casa para descansar. Como Monte Verde está localizado na Serra da Mantiqueira, a temperatura a noite cai bastante. Por isso levamos roupinha pra Nutella. Mas o que ela gostou mesmo foi da lareira. Quando ascendíamos, ela ficava até mais relaxada e o soninho vinha mais rápido...

À noite apreciamos mais um pouquinho a avenida principal. Perto da igrejinha tinha essa árvore toda iluminada. Claro que teria registro da família embaixo dela.

Bem na frente de onde almoçamos tinha esse restaurante. Durante o dia ele não nos chamou tanta a atenção quanto a noite. E estava tão charmoso que até a Nutella se encantou com o reflexo das luzes na água.

Como bons turistas, foto ao lado do termômetro também não pode faltar.

Saímos pra jantar e estávamos em busca de fundue. O local mais cobiçado, sem dúvida nenhuma, é a Casa do Fundue. Porém, além da casa já estar cheia (recomendamos chegar com antecedência!), o estabelecimento não aceita pet. Só nos restou continuar nossa caminhada em busca de um restaurante pet friendly.

E não é que achamos um que foi completamente receptivo com a Nutella. Ela literalmente entrou no restaurante (porque, geralmente, eles tem um espaço para os clientes com animais). Ficou quietinha embaixo da mesa enquanto nos deliciávamos.

E assim encerramos nossa estadia, com um jantarzinho a três a luz de velas pra aquecer até o coração.