top of page

SALAR DE UYUNI - DIA 1 NO MAIOR DESERTO DE SAL DO MUNDO

Na fronteira do Chile com a Argentina está a Ciudad de Uyuni, uma das portas de entrada para conhecer o MAIOR Deserto de Sal do mundo. Apesar de ser bem simples, ela é super segura. O turista pode andar tranquilamente a pé a noite com o celular nas mãos que não será furtado/roubado (o mais difícil é ficar vagando a noite por lá, além de não ter muito o que fazer, faz bastaaaaante frio). Por isso, seguem algumas dicas para levar em uma viagem de mochilão em pleno INVERNO:


🫧 bota e chinelo

🫧 meia “normal” e térmica

🫧 meia calça, calça “normal” e térmica

🫧 blusa térmica (você vai se vestir em camadas)

🫧 jaqueta corta vento

🫧 luva, gorro e protetor para orelha (todos térmicos)

🫧 cachecol e/ou protetor térmico para pescoço

🫧 óculos de sol

🫧 saco de dormir

🫧 garrafa de água

🫧 hidratante corporal, facial e labial

🫧 protetor solar

🫧 remédio para náusea, gripe, diarreia e dor de cabeça

🫧 soro fisiológico (para hidratar o nariz)

🫧 colírio lubrificante

🫧 lenço umedecido e papel higiênico

🫧 comprovante digital de vacinação

🫧 passaporte ou RG atualizado

🫧 máscara


Mais seus produtos de higiene pessoal, suas roupas íntimas e seus eletrônicos para registrar essa viagem INCRÍVEL!


OBS: A maioria dos hotéis, tanto nas cidades quanto no deserto de sal, não tem calefação ou, os que tem, não são suficientes. 🥶


(nós dois no hotel prontos para dar uma voltinha na cidade...)


Fechamos o passeio de 3 dias/2 noites com a agência Ripley Tours assim que chegamos. Ela fica na Av. Arce Plaza Central Telf, no centrinho da cidade de Uyuni, na Bolívia.

🧡 WhatsApp: (591)72429377.

🧡 E-mail: ripley_tours@hotmail.com

🧡 Site: www.ripleytours.com


Outras duas dicas bacanas são:

- Restaurantes Boca Grande (almoço/jantar) e Almirato Coffe (café da manhã/lanche da tarde). Comida deliciosa e atendimento nota 10!

- Hotel Hostal la Magia de Uyuni. Cama confortável, banho quentinho com café da manhã incluso!


Também costumamos ir a mercadinhos para reabastecer nossa mochila de "petiscos" e água mineral, o que é imprescindível para quem está fazendo uma viagem como a nossa.


Compramos também na feirinha da cidade roupas e acessórios de frio extras (pois já tinhamos feito uma boa compra no Brasil, na Decathon). Além da qualidade e preço compensarem MUITO, o passeio por si é interessante, ver os bolivianos vendendo seus produtos locais com uma ampla variedade de formas e cores que só a Bolívia tem a oferecer!





Dia 1

A data do nosso passeio tão esperado chegou. Levantamos razoavelmente cedo, tomamos um banho completo (mulheres entenderão: cabelo lavado e secado já que sabia que isso seria IMPOSSÍVEL acontecer no deserto), nos alimentamos muito bem no café da manhã e fomos à agência para esperar nosso guia.

Entramos em um jipe 4x4 e encontramos mais quatro turistas que iriam fazer o passeio conosco (duas bolivianas, uma venezolana e outra espanhola). Não demorou muito e já chegamos na nossa primeira parada: Cementerio de Trenes. No local não há muito o que fazer além de tirar fotos nos vagões abandonados.



Depois fizemos outra parada mas para almoçar. Nosso guia arrumou a mesa pra nós onde continha frango, arroz, salada, pão, refrigerante e água. Estava tudo bem gostoso apesar de nada requintado. O mais interessante foi já se sentir MESMO no deserto de sal, com parede, mesa e banco feitos de sal.


Hotel Sal Playa Blanca foi a nossa segunda parada - Primeiro Hotel de Sal do mundo!

Tinham algumas pessoas que ofereceram para tirar fotos com dinossauros, garrafas e outros objetos para "brincar com a perspectiva" e nosso guia nos disse para esperar que ele tiraria mais tarde.

PS: Obviamente essas pessoas iriam nos cobrar e, com nosso guia, estaria já incluso.


Entramos no carro e partimos nessa paisagem desértica de quase 11.000 km2 com sal bem clarinho. A ansiedade estava a mil (e o frio também... rs).

E agora, finalmente, as fotos bem divertidas que nosso guia fez. Produzimos um vídeo também e o publicamos em nosso Instagram. Confiram lá, ficou suuuuper legal!




Será que esse casal está feliz?!


Próxima parada: Isla de los Cactus Gigantes. Tínhamos pouco tempo para apreciá-la pois queríamos alcançar o por do sol em outro ponto do deserto. Então, todos os nossos colegas de passeio ficaram no carro e apenas Maurício e eu descemos para conhecê-la (literalmente voltamos correndo pra não atrasar o passeio!).






E agora é quando você realmente entende o significado de por do sol, momento do dia em que acontece o desaparecimento da luz no horizonte.





Nosso guia dirigiu mais um pouco para uma região que estava levemente alagada para fotografarmos com o chão espelhado, algo raro no mês de julho pois não há tantos dias de chuva.





Essa é uma das fotos PREFERIDAS DA VIIIIIIDA! Daquelas que todas as vezes que vemos falamos U-A-U.

Esse seria o passeio de quem fechou um dia. Como nós fechamos o pacote de 3 dias - 2 noites, essa aventura só está começando. No próximo post terá a continuidade dessa belíssima paisagem. AGUARDEM :)


Nosso guia no deixou no hotel para jantarmos e depois descansar desse dia INCRÍVEL. Porém, mal imaginávamos que uma das piores noites da nossa vida estaria por vir. Nunca passamos TANTO frio. O hotel, apesar de lindo, não tinha calefação e mesmo estando preparados (ambos com colchão de dormir e muitas camadas de roupas térmicas), estava MUITOOOOOOO FRIO!

Pra vocês terem uma ideia a água que saía da torneira no banheiro estava congelada. Tivemos que usar a da garrafa térmica que nos deram para tomar o lanche da tarde (usada para fazer o chá e dissolver o pó do café). E o banho?! JA-MA-IS!

Mas, calmaaa, tomamos banho todos os dias! Lembrem-se que tínhamos tomado um cedo, no hotel na cidade. Agora os outros hóspedes deste hotel já não podemos garantir...


Quem vê essa foto jamais imagina o quão gelado é... Mas uma coisa não dá pra negar, esse hotel é lindo demais. Nele as paredes, mesas, sofás, poltronas, camas, mesas de cabeceira, chão eram todos feitos de sal, com certeza uma experiência inédita e inesquecível.


_________________________________________________________________________________________________

Data: 15 de julho de 2022.

bottom of page